quarta-feira, setembro 10, 2003

de manhã acordo sempre com a TSF. não me perguntem porquê. a maior parte dos portugueses faz exactamente a mesma coisa: acorda com as notícias, com a música tipicamente noticiosa da TSF. por norma, só me levanto já o comentador de economia está a falar há uns minutos e entro no banho ao som da sua voz forte e encorpada, que alerta os portugueses que a recessão está aí para ficar... ou seja, entro no banho já com os olhos esbugalhados, a pensar que se a merda da recessão não regredir, que vou ficar no desemprego mais tempo do que o previsto (tendo em conta que neste momento não tenho ainda nenhuma previsão...). saio do banho já desperta e um pouco preocupada. visto as cuecas enquanto um jornalista qualquer descreve o último ataque palestiniano ou comenta mais uma medida do governo. chego ao carro e zapo impacientemente entre as seis rádios que tenho sintonizadas, mas só ouço duas: a já citada TSF e a antena 1.

antena 1. na antena 1 ouço o histérico do sena santos. gosto dele. identifico-me com o fulano. vive a mais pequena notícia. até consegue achar interesse à meia maratona, aquela que passa pela ponte sobre o tejo e que deve causar um transtorno do caraças a metade da população de almada e do seixal...! mas não é só a voz e o histerismo do sena santos que ouço. está também lá outro tom, outro som, outra voz. a do antónio macedo! pois é! acreditam que sempre que o ouço no carro, a caminho do emprego, só me lembro da sua frase mais infeliz, que soava a qualquer coisa como qualquer coisa como:" eu faço minhas as palavras do assistente do carlos cruz: se o carlos cruz é pedófilo, então eu tb sou!". bom... bom! então, senhor antónio macedo, penso eu todas as manhãs, no carro, sempre que lhe escuto a voz... será o senhor um pedófilo?! com aquele tom grave, mais de rádio renascença que de antena 1, lá vai ele desfilando as situações de maior trânsito em lisboa e no porto. será que ele pensa na cretinice que disse quando parafreseou o assistente do carlos cruz, esse mesmo que se descobriu pouco tempo depois que tinha tido um processo de violação de duas miudas no alentejo dos anos 70... penso nisso e dá-me vontade de lhe perguntar, como se sente, senhor macedo? e sempre que o ouço, lembro-me dos seus óculos de fundo garrafa, dos olhos míopes e mínimos, do seu cabelo comprido e como pensava que ele era muito feio, quando assistia ao 123. com o carlos cruz. e o ar sério e transtronado como repetiu a frase do outro... coitado.