terça-feira, setembro 30, 2003

hoje descobri um blog diferente. diferente dos outros por onde me costumava passear virtualmente. é um blog diferente: não tem o propósito de expor opiniões de opinion makers (é redundante, eu sei, mas intenção é mesmo essa), não deseja espelhar a inteligência inquestionável de alguém, ou a sua pertinácia verrinosa. carece de convicções políticas. é, por isso, um blog simples, discreto, agradável. é bonito pelo seu conteúdo, que pode ou não agradar ou interessar a todos. tem um propósito, um objectivo. não pretende ser uma peça literária, e chega mesmo a ter uma linguagem profissional, informal, quase seca... à excpção de uns desenhos, comoventes, inocentes, bonitos.

enquanto me passeava por estes blogs, senti-me quase sufocada pelas magnas opiniões, as brilhantes sugestões, os esclarecedores comentários e os entusiasmados discursos dos seus utilizadores. é muita informação, ninguém consegue absorver aquilo tudo. sozinhos ou em grupo, eles invadem o espaço virtual e são seguidos por legiões de fãs, que já não conseguem iniciar o seu dia sem ler o último post do(s) seu(s) blog(s) preferido(s). os fãs devem ler os posts enquanto mexem o café, quase com a mesma atenção que dedicam à espreitadela horária ao sítio do público. confesso que estes homens e mulheres me inibem um bocadinho, porque também os imagino a vaguear por aqui e por ali, seguindo os seus ratos, e a dar de caras (vá-se lá saber como!) com os meus modestos e frequentemente histéricos escritos... e não sei se me apetece... se me apetece que eles me leiam assim (que presunção, pensarão todos vocês... tb acho que sim - que presunçosa, susa! não te fica bem... mas não é bem presunção: é mais receio!).

descobri ainda que existe uma lista... uma lista, com um top 25, com inbounds (que é isto?), com números, com outbounds... veio-me logo à cabeça a imagem do top mais, e dos partenaires que o apresentam, jovens, bonitos, cools. daqui a uns tempos, começaremos a assistir na sic radical ou em qualquer outra coisa parecida um top mais dos blogs e espantaremo-nos por o abrupto estar em primeiro lugar há já tanto tempo... e lembraremos o tempo que o stevie wonder esteve na posição cimeira com aquela linda melodia: i just call to say i love. e desesperaremos...